Confraria 20 Anos

Confraria 20 Anos

A primeira confraria criada em Bento Gonçalves está completando 20 anos.
Criada com o objetivo de reunir enófilos, estudiosos e técnicos da área vitivinícola para divulgar conhecimentos relativos à uva e ao vinho da Serra Gaúcha, com ênfase para Bento Gonçalves, a Confraria do Vinho de Bento Gonçalves conta, atualmente, com 32 confrades efetivos. Os membros reúnem-se mensalmente, promovem degustações temáticas, além de visitas e viagens para conhecer vinícolas e regiões produtoras de vinhos.
A Confraria do Vinho de Bento Gonçalves tem também como propósito manter estreito relacionamento com outras entidades da área pública ou privada, ligadas à vitivinicultura, visando promover a melhoria da qualidade dos vinhos da Serra Gaúcha. Contatar com instituições nacionais e estrangeiras para desenvolver ações que proporcionem maior conhecimento e popularidade do vinho também é um dos objetivos do grupo que busca promover atividades culturais, sociais e recreativas sobre vitivinicultura. A Confraria também atua na emissão de pareceres sobre as características organolépticas dos vinhos e derivados da uva, quando solicitado, além de cultuar o vinho como forma de aproximação entre as pessoas. A Confraria do Vinho de Bento Gonçalves trabalha ainda para incentivar e colaborar na estruturação de outras Confrarias do Vinho.
A Confraria do Vinho contabiliza mais de 190 visitas, e a mais de 130 vinícolas e regiões vitivinícolas em países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Itália, Portugal, França, Espanha, Peru, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

20anos
 
20-1
 
20-2
 
20-4