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Enoturismo Brasil

Vinho & turismo,esta feliz combinação passou a denominar-se de     Enoturismo. No Brasil esta atividade vem crescendo e se consolidando cada vez mais. Muito embora, comparada com outras regiões vinícolas do mundo é uma atividade recente.

Entre as regiões que acumulam conhecimento secular no assunto, estão, por exemplo, o prestigiadíssimo Vale Leire, na França, e o Vale D’Ouro, em Portugal regiões que possuíam  roteiros de visitas a cantinas e locais onde se produziam vinhos. Mas foi na Itália que começou a ser usado o termo enoturismo como uma atividade específica e não como apêndice de outros roteiros. O importante é que nas regiões vitivinícolas  a população possui melhor qualidade de vida.

Como se sabe a vitivinicultura é uma atividade eminentemente integra tória e, o vinhateiro geralmente é uma pessoa alegre, descontraída e receptiva que se orgulha do que faz. O Turismo encontrou aí terreno fértil para prosperar e se consolidar. A uva e o vinho, como atração turística, no sul do Brasil, se deu através dos eventos que foram organizados, com a finalidade de promover e divulgar os produtos: uva e vinho.

O primeiro evento que se tem registro foi em 1913 (Garibaldi-RS), mas somente em 1931 é que começou ter maior vulto quando da realização da 1 ª Festa da Nacional da Uva ( Caxias do Sul-RS ). Na década de 60 outros eventos surgiram como: Festa Nacional do Vinho; Festa do Champanha; Festa da Vindima e dezenas de outros. Com os eventos vieram à visitação as cantinas, parreirais etc.

Visitar uma cantina, conhecer o processo de elaboração dos vinhos e derivados, conhecer a história, tradição, folclore, gastronomia e, principalmente degustar e adquirir produtos diretamente do local da fabricação é um negócio que vem crescendo dia-a-dia. Por isso muitas empresas estão inovando, revendo conceitos, reavaliando comportamentos, remodelando instalações, criando novos roteiros, acrescendo atrações e apresentando curiosidades, a fim de se tornarem um diferencial. Isto é: apresentar algo diferente, sair da mesmice, se aprimorando e com isso chegando mais perto, do que realmente o turista deseja.

Novas idéias, novos planos, novas estratégias capazes de aproveitar o máximo todas as vantagens que o enoturismo oferece. “Explorar o turismo, sem explorar o turista” é a grande meta das Empresas.

Enoturismo é um segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidade das localidades que produzem esta bebida.

"A idéia de transformar o vinho em um evento cultural e lançá-lo no setor do turismo, com a denominação de Enoturismo e com critérios pré estabelecidos nasce em 1993 (Itália), do Movimento de Turismo do Vinho, uma associação italiana que criou a idéia de Cantina Aberta".

Foi criado  uma jornada na qual alguns produtores aderentes à iniciativa se empenham em acolher os visitantes / enoturistas para uma degustação guiada na cantina. A iniciativa foi vencedora e tornou-se em 5 anos, um evento mundial, com a criação do Wine Day. Durante esta jornada os visitantes são guiados através de itinerários propositalmente estudados, a descoberta de castelos, museus da cultura colona e visita das mais importantes zonas de produção, dos vinhedos aos locais de degustação de prestigiosos vinhos tinto e branco. Tudo em uma única fórmula que une qualidade e gosto, mas também conhecimento e cultura. Mas o curiosidade em conhecer o processo de vinificação vem de muito longe, mas não era considerada uma atividade turística era apenas um apêndice de alguns roteiros especiais.

Na Itália existem aproximadamente 600 Cantinas e fazendas  que exploram o enoturismo e oferecem visitas guiadas aos vinhedos e também à cantina de produção de vinho, além de oferecerem em alguns casos, hospedagem, alimentação e serviços de lazer e entretenimento.No Brasil já existem mais de 100 vinícolas que recebem visitantes e alguns já possuem verdadeiros complexos agro turísticos, com pousadas, restaurantes inclusive com cursos específicos de degustação. É uma atividade rendosa que atrai e motiva visitantes.

Brasil

A uva e o vinho, como atração turística, no sul do Brasil, se deu através dos eventos que foram organizados, com a finalidade de promover e divulgar os produtos: uva e vinho.

O primeiro evento que se tem registro foi em 1913 (Garibaldi-RS), mas somente em 1931 é que começou ter maior vulto quando da realização da 1 ª Festa da Nacional da Uva ( Caxias do Sul-RS ). Na década de 60 outros eventos surgiram como: Festa Nacional do Vinho; Festa do Champanha; Festa da Vindima e dezenas de outros. Com os eventos vieram à visitação as cantinas, parreirais etc.

Após a segunda guerra mundial (1950), algumas Empresas vinícolas começaram abrir suas portar para a visitação turística. A Michelon S/A, de Caxias do Sul e a Dreher S/A de Bento Gonçalves (RS) foram às primeiras. Com o passar do tempo outras vinícolas se integraram e a vitivinicultura passou a ser o carro-chefe na promoção e divulgação da região. Tornando-se, hoje, um extraordinário negócio tanto para as empresas como para as agências de viagens, operadoras turísticas e essencialmente para o turista.Várias Vinícolas abrem suas portas para a visitação em todo território nacional.Além da Serra gaúcha o vale do São Francisco, nordeste brasileiro, entra também,no circuito nacional do enoturismo .

Visitar uma cantina, conhecer o processo de elaboração dos vinhos e derivados, conhecer a história, tradição, folclore, gastronomia e, principalmente degustar e adquirir produtos diretamente do local da fabricação é um negócio que vem crescendo dia-a-dia. Por isso muitas empresas estão inovando, revendo conceitos, reavaliando comportamentos, remodelando instalações, criando novos roteiros, acrescendo atrações e apresentando curiosidades, a fim de se tornarem um diferencial. Isto é: apresentar algo diferente, sair da mesmice, se aprimorando e com isso chegando mais perto, do que realmente o turista deseja.

Fonte:Enoturismobreasil

Itacir Jose Frumi,

Enófilo por Opção, Especialista em Direito Tributário, Sócio Fundado da Empresa APPOIOSUL VIAGENS E TURISMO, Componente da equipe de consultores da Empresa EnoturismoBrasil, Também Confrade da Confraria do Vinho de Bento Gonçalves.

e-mail: frumi@appoiosul.com.br