Rotas do Vinho

Serra Gaúcha
A Região Vitícola da Serra Gaúcha, situa-se no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com limites flexíveis e variados, dependendo dos critérios de regionalização. Representa o espaço construído pelo processo de imigração italiana ocorrido a partir de 1875. Nesse sentido, as principais características da região são devidas à produção vitivinícola e à população de origem italiana.

Trata-se da região vitivinícola mais importante do Brasil, pois é responsável por aproximadamente 50 % da superfície de vinhedos, 68% da produção de uva; 90% do vinho de mesa; praticamente todo o vinho espumante, suco de uva e destilado de vinho brasileiro.

Se, para o Brasil a vitivinicultura apresenta pouca importância sócio-econômica, na Serra Gaúcha esta atividade foi responsável por grande parte do acúmulo de capital que contribuiu para o desenvolvimento da indústria atual. O vinho, inicialmente feito para consumo familiar, rapidamente gerou excedene que passou a ser comercializado em centros maiores.

Os dez principais municípios que compõem a Região Vitícola da Serra Gaúcha, onde a vitivinicultura tem uma participação sócio-econômica importante são: Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, São Marcos, Antônio Prado e Santa Tereza.


Bento Gonçalves
bento.jpg

Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira do vinho. O município se caracteriza por ter uma proporção de uva das cultivares de Vitivinífera acima da média da região, por isso, se destaca na produção de vinhos finos.

Apresenta uma estrutura agroindustrial para processamento de uva, cantinas de grande porte, além de cantinas de médio e pequeno porte especializadas na produção de vinhos finos.

No cadastro Vitícola do Rio Grande do sul realizado em 1996, Bento Gonçalves contava com 4.473,92 ha de videira.

Na safra de 2000 foram produzidas, no município, 104.592,203 Kg de uva e em 2001 aproximadamente 92.342,964.

As cultivares de videira mais importantes para o município de Bento Gonçalves são as seguintes em relação à superfície de vinhedos: Isabel, Concord, Seibel, Herbemont, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Niágara Rosada, Trebbiano, Moscato Branco e Merlot.

colhe.jpg
Colheita de uva - BG

outonal.jpg
Paisagem outonal - Vale dos Vinhedos